Leia conversa de Glenn e Hacker


Resultado de imagem para Leia conversa de Glenn e Hacker


Foto: Reprodução
O Ministério Público Federal denunciou nesta semana o jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, por participar do hackeamento de autoridades como o ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato em Curitiba.
A base da denúncia é um áudio entre Glenn e Luiz Molição, tido pela Procuradoria como porta-voz do grupo que hackeou as conversas de integrantes da força-tarefa da Lava Jato no aplicativo Telegram. Molição e outras cinco pessoas também foram alvo da acusação.
O mesmo diálogo foi analisado pela Polícia Federal, que não encontrou evidências de que o jornalista tivesse cometido crimes.
A denúncia não esclarece em que dia se deu a conversa, mas depreende-se, pelo contexto, que aconteceu entre 5 de junho de 2019, quando a imprensa noticiou um ataque ao celular de Moro (ocorrido no dia 4) e 9 de junho, quando o Intercept publicou suas primeiras reportagens com base nos diálogos vazados.
Abaixo, veja, com comentários, a transcrição da conversa que foi reproduzida na acusação encaminhada pelo procurador Wellington Oliveira.

Glenn Greenwald
Tudo bom?
Luiz Molição
Então, é… a gente… eu tava discutindo com o grupo, eu queria falar com você um assunto.
Glenn Greenwald
Hã?
Molição
É… como tá agora, tá saindo muita notícia sobre isso, a gente Chegou… nós chegamos à conclusão que eles tão fazendo um jogo pra tentar desmoralizar o que tá acontecendo.
Glenn
Uhum.
Molição
Igual, o que aconteceu com o Danilo Gentilli, é… o MBL, o Holiday, a gente pegou outubro do ano passado. Eles tão começando a falar disso agora.1
1 Indicação de que o grupo já agia invadindo contas de Telegram de políticos e famosos ao menos desde 2018
Glenn
Pegou o quê?
Molição
A gente puxou o Telegram deles ano passado. Eles tão falando disso agora.
Glenn
Ah, sim sim.
Molição
Então, tudo o que eles, que já aconteceu…
Glenn
Ah sim.
Molição
Eles tão puxando pra agora.
Glenn
Eu vi isso que alguém publicou alguma coisa falando que o Holiday e MBL “foi hackeado”.
Molição
Isso. Eles tão usando isso agora. Então, a gente crê que é um jogo que eles tão fazendo.
Glenn
Mas com com… qual motivo?
Molição
Porque é… como agora tá vindo também notícia do… dos ata… dos ataques ao Moro2, ao MPF, já, já tão pre… prevendo que vai acontecer alguma coisa.
2 Molição se refere a reportagens sobre ataque hacker ao celular de Sergio Moro em 4.jun.19
Glenn
Com certeza, mas eu, isso depende… a a dificuldade é entender o motivo com que eles tão tentando… porque… que que estamos pensando é que quando publicamos, obviamente, todo mundo “vou” automaticamente pensar que “essa material” é enganação como por exemplo tudo o que aconteceu “no semana” passada com Moro.
Molição
Sim.
Glenn
E nós vamos deixar muito claro que nós recebemos tudo muito antes disso, e não tem nada a ver com isso, entendeu?3
3 Quando as primeiras reportagens foram publicadas, o Intercept afirmou que não havia ligação entre as mensagens vazadas e o ataque ao celular de Moro e que o arquivo com os diálogos havia sido recebido antes do episódio
Molição
Uhum. Mas o que acontece? O que eles tão falando também é que o celular, ele foi hackeado. Não! O que a gente faz é pegar o Cloud do Telegram. A gente não pegou nada do celular.4
4 Só depois se descobriu que o ataque havia sido à conta do Telegram de Moro, e não ao aparelho em si
Glenn
Entendi. Então, eu sei, eu sei. Mas, é possível que tenha um “outro pessoa” fazendo isso?
Molição
É provável.
Glenn
Isso é uma coin… é é… é uma coin… é uma coincidência que…no tempo que estamos prontos para publicar que isso está acontecendo eram outras pessoas.
Molição
Sim, mas igual a gente falou, nosso perfil não é de é… fazer… chamar atenção.5
5 Em julho, Glenn divulgou um outro diálogo em que sua fonte (não identificada) garantia que não era responsável pela invasão à conta de Moro. As notícias sobre o ataque afirmavam que o invasor havia trocado mensagens com contatos de Moro, se passando pelo ministro. Nas mensagens que Glenn divulgou, o interlocutor dizia: “Nunca trocamos mensagens, só puxamos [o conteúdo]. Se fizéssemos isso ia ficar muita na cara. Nós não somos ‘hackers newbies’ [amadores], a notícia não condiz com nosso modo de operar, nós acessamos telegrama com a finalidade de extrair conversas e fazer justiça, trazendo a verdade para o povo.” Contudo, foi justamente a partir do ataque a Moro que a Polícia Federal chegou ao grupo acusado de hackear também os procuradores da Lava Jato.
Glenn
Eu sei, eu sei , eu sei disso. Então, tem duas opções obviamente são: um, tem “outro pessoas” tentando hackear ou hackeando eles, ou o outro é que elas tão mentindo. Mas eu não posso entender o motivo para mentir.
Molição
Uhum.
Glenn
Porque, por exemplo, se eles soubessem que… alguém está preparando de publicar ou que, ou pior ainda, que nós “estamos pronto” para publicar, “eles ia” pra Tribunal, pegam um ordem do Judiciário proibindo qualquer publicação ou reportagens com esse material, mas ainda ninguém fez isso. Então, isso está me deixando a impressão que eles não sabem quem tem “essa material”.
Molição
Não, saber eles sabem.
Glenn
Porque… oi?
Molição
O Deltan, ele sabe que pegaram. Tanto que ele…
Glenn
Ele sabe que alguém pegou, mas ele não sabe quem tem.
Molição
Sim, isso é certo, eles não sabem quem pegou.
Glenn
Então, então, para mim que não estou entendendo é o motivo, o motivo desse jogo. Para fingir com essa é… ou por que por que eles tão plantando “essas artigos” sobre como Moro e “Dalton” e MBL está sendo hackeado? Eu não entendo o motivo. Entendeu?
Molição
Sim.
Glenn
Mas é uma coincidência grande. Eu… isso é, tem “um chance” muito grande que tem uma conexão com tudo, tudo disso, mas… nós estamos trabalhando muito o mais rápido possível para publicar, ah… três artigos no mesmo tempo que vai ser muito explosivo, e… isso vai acontecer muito logo.6
6 Em 9 de junho, o Intercept publicou as primeiras reportagens com base nas mensagens
Molição
Sim. A gente também queria saber a sua opinião a respeito de algo. Como, assim que você publicar os artigos, todo mundo vai excluir as conversas, todo mudo vai excluir o Telegram, a gente queria saber se você, o que você recomenda fazer. A gente tem alguns nomes separados, a gente pegar esse final de semana já puxar a conversa de todo mundo ou deixar quieto por um tempo. Porque as… tem tem pessoas que tem um número antigo, ou seja, nem tem mais o número, que dá pra puxar as conversas que tem7.
7 Para o MPF, esse trecho indica que Glenn sabia que o grupo continuava invadindo e monitorando contas de Telegram e que o jornalista buscou “criar uma narrativa de ‘proteção à fonte’” para incentivar a prática do crime
Glenn
Sim. Olha, nós vamos, por que que vai acontecer? É que com certeza eles vão tentar acusar a gente que nós participamos na, na no hack. Eles vão tentar acusar que “nós formam” parte dessa ah… tentativa de hackear. Eles vão com certeza acusar. Então para mim, mantendo as conversas, são as provas que você só falou com a gente depois você tinha tudo. Isso é muito importante para nós como jornalistas para mostrar que nossa fonte só falou com a gente depois que ele já tinha tudo.8
8 Glenn indica que guardaria as conversas com sua fonte para se salvaguardar de possível acusação de que tivesse participado do ataque hacker
Molição
Sim.
Glenn
Mas nós não vamos oferecer disso, nós não vamos baixar isso para esse encontro, mas nós precisamos manter isso. Mas você está perguntando se você deve fazer?
Molição
Não, é que a gente não quer chegar a prejudicá-lo de alguma forma. Mas a gente pede a sua opinião.9
Glenn
Sobre mais exatamente o quê?
Molição
Sobre puxar todas essas pessoas nesse final de semana, pra já manter as conversas salvas que a gente tiver, ou… esperar. Porque há chances de assim que você liberar a notícia, todo mundo, todos eles que tem as conversas antigas que possam ter alguma coisa, eles vão apagar. 9
9 Sobre esses trechos, a denúncia do MPF afirma que Molição foi “claro ao indicar que quer saber a opinião do jornalista quanto a realizar o ‘download’ das mensagens” de contas do Telegram às quais ainda tinha acesso
Glenn
Entendi. Então, nós temo… é… vou explicar, como jornalistas, e obviamente eu preciso tomar cuidado como com tudo o que estou falando sobre “essa assunto”, como jornalistas, nós temos uma obrigação ética para “co-dizer” (?) nossa fonte. 10
10 O procurador Wellington Oliveira diz que Glenn foi cauteloso ao responder porque tinha conhecimento de que a sua atitude era irregular e de que o crime de invasão e monitoramento continuava sendo praticado. A Polícia Federal, por sua vez, afirmou em relatório que “não é possível identificar a participação moral e material do jornalista Glenn Greenwald nos crimes investigados”
Molição
Sim.
Glenn
Isso é nossa obrigação. Então, nós não podemos fazer nada que pode criar um risco que eles podem descobrir “o identidade” de nossa fonte. Então, para gente, nós vamos… como eu disse não podemos apagar todas as conversas porque precisamos manter, mas vamos ter uma cópia num lugar muito seguro… se precisarmos. Pra vocês, nós já salvamos todos, nós já recebemos todos. Eu acho que não tem nenhum propósito, nenhum motivo para vocês manter nada, entendeu?
11 O artigo 5º da Constituição Federal afirma que “é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”
Molição
Sim.
Glenn
Nenhum… Mas isso é sua, sua escolha, mas estou falando e, isso não vai prejudicar nada que estamos fazendo, se você apaga.12
12 Denúncia afirma que Glenn está indicando que o grupo “deve apagar as mensagens que já foram repassadas para o jornalista de forma a não ligá-los ao material ilícito, caracterizando clara conduta de participação auxiliar no delito, buscando subverter a ideia de proteção a fonte jornalística em uma imunidade para orientação de criminosos”
Molição
Sim. Não, era mais, era mais uma opinião que a gente queria mesmo, pra gente fazer mais pra… mais pra frente.
Glenn
Sim, sim. É difícil porque eu não posso te dar conselho, mas eu eu eu eu tenho a obrigação para proteger meu fonte e essa obrigação é uma obrigação pra mim que é muito séria, muito grave, e nós vamos fazer tudo para fazer isso, entendeu?
Molição
Sim. É que conforme o… é… se a gente puxar essas conversas, corre o risco de acabar saindo mais notícia. Então isso pode de alguma forma é… prejudicar, então isso que é a nossa preocupação.
Glenn
Entendi, entendi. Ah… sim, sim. A nossa nossa, quando publicamos, única coisa que nós vamos falar é que nossa parte disse que ele está dando esses documentos porque ele descobriu “muito corrupção”, “muitos mentiras”, “muitos coisas” que ele acreditou, o público tem direito para saber, que ele disse que ele não tem a… ele não está apoiando uma ideologia, nem um partido, que qualquer corrupção, esses documentos mostram que ele quer que “nós reportar”, reportarmos, e que nós vamos reportar. E é só para fortalecer a democracia e limpar a corrupção né? É só isso que estamos falando. E também nós vamos falar que nós recebemos todos os documentos muito antes “dessas artigos” da outra semana sobre Moro, sobre outra coisa sobre hackeados.
13 Glenn fala mais uma vez sobre ter recebido o arquivo com as conversas da Lava Jato antes do ataque a Moro.
Molição
Sim. Não, perfeito.
Glenn
Só isso.
Molição
Perfeito.
Glenn
É só isso que vamos falar.
Molição
Certinho, perfeito
Glenn
Tá bom?
Molição
Sim, era só isso que a gente tinha pra discutir.
Glenn
Oi?
Molição
Era só isso que a gente tinha pra discutir com você.
Glenn
Ah, tá bom, tá bom.
Molição
Certo? Obrigado.
Glenn
Tá bom, obrigado você. Qualquer, qualquer dúvidas me liga tá?
Molição
Sim.
Glenn
Tá bom, tchau, tchau.
Molição
Tchau.
Redação com Folha