quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

É IMPOSSÍVEL ESQUECER O NOSSO PAPAI MARIANO!

Resultado de imagem para manuel mariano e seu pai mariano
Manuel Mariano e seu pai Mariano José.

Realmente é muito difícil esquecer o nosso amado papai MARIANO JOSÉ DA SILVA (Seu Mariano do Sindicato de Bom Jardim, Seu MARIANO da Viola), o qual partiu para a casa de DEUS na véspera do seu Aniversário, dia 20 de Maio de 2014, e no dia 21-05-2014, fora feito o seu sepultamento, justamente no dia em que Ele completava 72 anos de idade. A saudade Dele é muito GRANDE. A falta que Ele nos faz é ENORME. A ausência Dele nos lugares que costumava estar como exemplo: em casa, na Igreja, no Sindicato, nas Cantorias de Viola, nas reuniões dos movimentos populares, reuniões de comunidades, nos Programas de Rádios em Limoeiro, Surubim, Orobó, Bom Jardim, nas visitas aos amigos nas localidades mais diversas e etc. 
Resultado de imagem para manuel mariano e seu pai mariano se abraçando, em bom jardim - pe
Pense num abraço gostoso...
Imagem relacionada
Apresentação de viola, no sindicato de Limoeiro, com Guriatã do Norte.
Ouvir a sua voz cantando ao som da viola, era uma MARAVILHA. 
Ouvir os seus conselhos seja a um filho, a um amigo, a uma pessoa outra, era muito prazeroso, pois, o mesmo só orientava para o caminho do bem.

Ver que as pessoas gostavam e acreditavam Nele, era muito BOM! 

Meu saudoso papai MARIANO, era filho de agricultores muito humildes e viveu uma vida muito simples (pobre), ao lado da família que construiu com a nossa Mamãe CELINA MARIA DE JESUS. Os seus pais chamaram-se JOSÉ ALFREDO DA SILVA E MARIA DAS DORES DE JESUS.

Aos nossos pais MARIANO e CELINA Deus deu 13 filhos: Maria Lindalva, Djalma, Mariano Filho, Luzinete, Raimundo, Dorgival, Severino, Zenilda, Edna, Ana Cristina, Luzia, Ednalva e Manuel Mariano, os quais, Ele os amou com toda força e Amor. Nosso papai era ÓTIMO!!!

Meu pai trabalhou por muito anos alugado aos fazendeiros e nas Usinas da época, como também nas Cerâmicas, ajudante de Pedreiro, agricultor, na sua pequena posse de terra em Sítio Altos de Bom Jardim. 

Meu pai era um homem muito unido com a nossa mãe, com todos os filhos, irmãos, seus pais, vizinhos, amigos e etc.
Resultado de imagem para manuel mariano e seu pai mariano se abraçando, em bom jardim - pe
Pai, filho e as violas, numa apresentação, em Surubim - 2011.
Como Matuto, agricultor e sindicalista, foi delegado sindical e depois fora diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jardim e por 5 ocasiões presidiu-o, foi secretário por 4 vezes e tesoureiro por 3 mandatos. 

Em 1996, Ele foi chamado pelo povo de Bom Jardim para ser candidato a prefeito. Algo que jamais Ele imaginou que poderia acontecer na sua vida, por ele ser um Matuto, um simples violeiro, um homem de pouco estudo e uma coisa quase de improviso. Essa disputa para a prefeitura caiu pra Ele como uma BOMBA. Pois, o mesmo relutou bastante para não ser candidato. Ele salientava que não tinha condições nem de ser vice-prefeito, quanto mais prefeito. E muitas vezes, EU SEU FILHO, perguntei o por quê? 

E ele respondia que era pobre, era sindicalista, era violeiro, não tinha um bom estudo e não tinha as mínimas condições financeiras para disputar uma eleição nem de vereador, quanto mais de prefeito e etc. 

Nós só viemos começar a convencê-lo para ser candidato, quando mostramos as histórias dos colegas sindicalistas seus,  como a de: Ullisses - Paudalho, Amaro Biá - Barreiros, Zé Paulo - Rio Formoso, Manuel João e Zé Francisco de Orobó, dentre tantos outros do estado de PE.

Depois de muito trabalho, Ele aceitou e começou a andar e chegarem os apoios. Um dos primeiros a apoiá-lo foi o seu amigo, ex-vereador DODÓ FELIX, que na verdade foi um dos maiores articuladores da sua candidatura, depois vieram os ex-prefeitos: Noé Souto Maior, Noezinho, Jarbas Borges, os ex-vereadores: João Lira (atual prefeito), Biu Narciso, Rinaldo Barros, Dé Pereira e muitos outros suplentes, além da diretoria e delegados sindicais do município, teve os apoios da FETAPE, POLO SINDICAL DE SURUBIM, CUT, o ex-governador Dr. MIGUEL ARRAES, dos ex-deputados Federais: SEVERINO CAVALCANTI E HUMBERTO COSTA e Dr. ROMEU DA FONTE - deputado estadual.
Imagem relacionada

Nesta eleição de 1996, o sindicalista, violeiro e agricultor teve como companheiro de chapa, o jovem dinâmico LÚCIO MÁRIO que foi um dos grandes colaboradores desta disputa histórica em Bom Jardim, onde eles obtiveram 7.387 mil votos. O adversário teve 7.680 votos. Foi uma disputa do tostão, contra o milhão. Porém, muito bonita, porque teve o engajamento dos movimentos populares, ou seja, do povo humilde.
Resultado de imagem para mariano e lucio mario na campanha de 1996, em bom jardim - pew
Resultado de imagem para mariano e lucio mario na campanha de 1996, em bom jardim - pew
Em um dos debates em uma das rádios da região, o repórter perguntou a Seu MARIANO: -Seu Mariano, diga aí três coisas que o senhor não gosta e já passou muito na vida? 

Ele respondeu em cima da bucha: - COMER PURO, ESPERAR E ANDAR A PÉ. Essas três coisas eu sempre detestei, mas, foi o que mais aconteceu comigo como pobre - COMER PURO, ESPERAR E ANDAR A PÉ, REPETIU. 

Certa vez, chegou ao palácio das princesas para falar com o governador da época, Dr. ARRAES,  e ele disse que não estava gostando muito dessa disputa, não, porque sabia, que se ganhasse, ia sofrer muito para organizar a prefeitura. Aí Dr. ARRAES disse: -Mariano, isso  aí você vai tirar de letra. Se você organizar a prefeitura, já é uma grande obra. E aí ele ficou com aquilo na mente, passando a ter mais visão dos compromissos futuros , em caso de vitória.

Relatei esses acontecimentos, porque hoje me vieram muitas lembranças maravilhosas do meu saudoso papai, justamente, no dia em que completa 3 anos e 8 meses da sua partida para a casa de DEUS. 

O QUE MEU PAI MAIS AMAVA ERAM: A SUA FAMÍLIA, A SUA IGREJA CATÓLICA, A SUA VIOLA, O SINDICATO E FAZER MAIS E MAIS AMIZADES.
Resultado de imagem para manuel mariano e seu pai mariano
Em Juazeiro do Padre Cicero - 2013.